Mãos frias – Sintomas e sinais

As mãos frias são decorrentes de três possíveis sinais: deficiência de Yang (a mais comum), deficiência de sangue e estagnação de Qi.

A deficiência de Yang que causa mãos frias é mais comumente do Baço, dos Pulmões ou do Coração; melhora pela aplicação do calor. A deficiência de sangue, especialmente do Coração, também pode causar mãos frias; é acompanhada por palpitações e tontura, é mais frequente nas mulheres.

A estagnação do Qi do Fígado também pode causar mãos frias, mas em conjunção com pés frios; essa situação é chamada de “Síndrome das Quatro Rebeliões”, em que as quatro rebeliões indicam mãos e pés frios. A famosa fórmula Si Ni San (Pó das Quatro Rebeliões) é usada para esses padrão.

Uma diferença importante entre membros frios decorrentes da deficiência de Yang e membros frios decorrentes da estagnação do Qi é que, no primeiro caso, o membro todo ficará frio e, no segundo caso, apenas as mãos e os pés, particularmente os dedos das mãos e os dedos dos pés ficam frios.

No caso de deficiência de Yang ou de sangue, a sensação de frio é decorrente do Yang Qi ou do sangue deficientes, incapazes de chegar até as extremidades; no caso de estagnação do Qi do Fígado, o Qi não chega as extremidades porque fica estagnado no corpo.

Fonte: Diagnóstico na Medicina Chinesa, Giovanni Maciocia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.