Sonhos na Visão da Medicina Tradicional Chinesa

Separamos aqui alguns trechos dos Sonhos na Visão da Medicina Tradicional Chinesa. Usamos como referência o livro “Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo” e “Os Fundamentos da Medicina Chinesa – um texto abrangente para Acupunturistas e Fitoterapeutas”.

Coração:
No Su Wen, capítulo 80 diz: “Quando o coração está debilitado, há sonhos com fogo; se o sonho ocorre no verão, há sonhos com erupções vulcânicas”.
No Spiritual Axis, capítulo 43 diz: “Quando o coração está em excesso, há sonhos com risada… quando o coração está deficiente, há sonhos com montanhas , fogo e fumaça”.

Fígado:
No Swu We, capítulo 17 diz: “Quando o Fígado estiver em excesso, há sonhos com fúria” e no capítulo 80 diz: “Quando o Fígado estiver deficiente, há sonhos com cogumelos perfumados. Se o sonho acontece na primavera, mostra alguém deitado sob uma árvore sem ser capaz de se levantar”.
No Spiritual Axis, capítulo 43 diz: ” Quando o Fígado é deficiente, há sonhos com florestas e montanhas.

Pulmão:
No Su Wen, capítulo 17 diz: “Quando o Pulmão estiver em excesso, haverá sonhos com lamentos” e no capítulo 80 diz: se o Pulmão é deficiente, haverá sonhos com objetos brancos ou matanças sangrentas. Se os sonhos acontecerem no outono, haverá sonhos com batalhas e guerras”.
No Spiritual Axis, capítulo 43 diz: ” Quando o Pulmão estiver em excesso, haverá sonhos com preocupação e medo, ou choro e vôo… se o Pulmão estiver deficiente, haervá sonhos com movimentos no ar e objetos estranhos feitos de ouro ou metal”.

Baço:
No Su Wen, capítulo 80 diz: “Se o Baço for deficiente, sonha-se com fome; se o sonho acontece no verão, sonha-se com a construção de uma casa”.
No Spiritual Axis, capítulo 43 diz: Se o Baço estiver em excesso, sonha-se com cantorias e algo pesado… se o Baço estiver deficiente, sonha-se com abismos em montanhas e pântanos”.

Rim:
No Su Wen, capítulo 80 diz: Quando o Rim está debilitado, sonha-se em nadar após um naufrágio, se o sonho acontecer no inverno, sonha-se em mergulhar na água e há sensação de medo”.
No Spiritual Axis, capítulo 43 diz: “Quando o Rim está em excesso, sonha-se que a espinha está separada do corpo… Quando está debilitado, sonha-se com a imersão dentro da água”.

Fonte: “Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo” e “Os Fundamentos da Medicina Chinesa – um texto abrangente para Acupunturistas e Fitoterapeutas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.