Acupuntura e a queda de cabelo
Acupuntura e a queda de cabelo – A prática da acupuntura vem sendo cada vez mais utilizada como abordagem complementar no tratamento da queda de cabelo. Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, a saúde dos cabelos está diretamente ligada ao equilíbrio energético dos Rins, Fígado e do sangue. A queda capilar pode estar associada a fatores como estresse, distúrbios hormonais, deficiência de Xue (sangue), calor no Xue e estagnação de Qi, entre outros desequilíbrios energéticos.
“O Rim controla os ossos e manifesta-se no cabelo”. (Su Wen, capítulo 10)
Ao estimular pontos específicos do corpo com as agulhas, a Acupuntura promove a melhora da circulação energética e sanguínea no couro cabeludo, favorecendo a nutrição dos folículos capilares e fortalecendo os fios. Além disso, atua na regulação emocional, no sono e no funcionamento do sistema endócrino, aspectos importantes para o sucesso do tratamento.
Entre os pontos frequentemente utilizados para tratar a queda de cabelo, destacamos:
- VG20 – Baihui: localizado no topo da cabeça, melhora a irrigação do couro cabeludo e atua no fortalecimento da energia yang;
- BP6 – Sanyinjiao (bilaterais): ponto de harmonização do sangue e da energia dos rins, fígado e baço. Órgãos diretamente relacionados à vitalidade capilar;
- F3 – Taichong (bilaterais): regula o fígado e melhora a circulação do Qi, importante em casos de queda relacionada ao estresse e tensão emocional.
- (B23) Shenshu (bilaterais) e VC4 Guanyuan: tonificam a energia dos rins, que são fundamentais na sustentação do Jing, que nutre os cabelos.
- (B17 – Geshu (bilaterais): ponto de fortalecimento do sangue, utilizado em casos de deficiência de Xue.
Vale destacar que são apenas sugestões de pontos de acupuntura para o tratamento. Cada paciente deve ser avaliado de forma individual, respeitando a constituição e os padrões energéticos. A frequência e duração do acompanhamento variam conforme a cronicidade e a intensidade da queda dos cabelos. Em muitos casos, a prática da Acupuntura pode ser associada a outras práticas integrativas e orientações nutricionais para potencializar os resultados.
—-
Leia mais sobre o Ovo na Visão da Medicina Tradicional Chinesa nesse link.
Lucy Ramos se assusta com queda de cabelo no pós-parto de sua filha. Leia a notícia completa aqui. Como será que a Medicina Tradicional Chinesa enxerga isso? Me conta nos comentários.