Cinco Elementos/Movimentos e Constituição

Os cinco tipos de constituição podem ser identificados, de maneira que cada um se refira a um dos Cinco Elementos/Movimentos. A identificação de um tipo particular pode ser útil na determinação do caráter e do prognóstico de qualquer patologia.

Uma pessoa pode ser uma mistura de dois ou mais tipos e para resumir, cada pessoa deve ser observada cuidadosamente.

Elemento/Movimento Metal
Os tipo metal apresentam ombros largos e quadrados, face pálida triangular, corpo de constituição e andar lento e deliberado. São meticulosos, racionais, independentes e determinados. Seu ponto forte deve ser o Pulmão (Fei) e devem apresentar uma voz forte.

Elemento/Movimento Terra
Os tipo terra apresentam uma compleição escura e corpo obeso, cabeça e barrigas grandes, coxas fortes e mandíbulas largas, são calmos e generosos e não são ambiciosos. Andam sem levantar muito o pé e seu ponto forte são os músculos.

Elemento/Movimento Água
Os tipo água apresentam face e corpos arredondados e pele branca e macia, eles adoram o movimento e sua espinha é mais longa do que o normal. São simpáticos e levemente preguiçosos e nem sempre dizem a verdade, são bons comerciantes e leais aos trabalhos dos colegas. São atentos, sensíveis e algumas vezes psíquicos, seu ponto forte deve ser o sistema digestivo.

Elemento/Movimento Madeira
Os tipos madeira apresentam uma face escura, corpo alto e esbelto e ombros largos. Eles são caracterizados por seus ossos e tendões fortes e devem apresentar costas retas e fortes. Os tipo madeira são trabalhadores e apresentam uma tendência para a preocupação.

Elemento/Movimento Fogo
Os tipo fogo apresentam face avermelhada, cabeça pontuda e pequena ou queixo proeminente, cabelos ondulados ou pouco cabelo, mãos pequenas e andar rápido, os tipos fogo são rápidos, ativos e energéticos.
As pessoas desse tipo tendem a ser despreocupadas quanto a riqueza material e gostam da beleza, frequentemente tem vida curta. Seu ponto fonte consiste no sangue (Xue) e nos vasos sanguíneos (Xue Mai).

—————————

Referência: Livro “Os Fundamentos da Medicina Chinesa – Um Texto Abrangente para Acupunturistas e Fitoterapeutas
Autor: Giovanni Maciocia
Editora: Rocca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.