Como aumentar sua reserva de energia – Qi Gong

A respiração fornece energia. Quanto mais você pratica, mais energia você obtém. No início, simplesmente respire lenta e regularmente ; com o tempo, você precisará aprender a armazenar a nova energia no Dan Tien. Para isso, fixe a atenção a quatro centímetros abiaxo do umbigo sempre que deseja aumentar sua reserva de energia.

Quando precisar de energia, você pode recorrer ao seu depósito de duas maneiras. Com Wai Dan, tensione um músculo específico e recolha o Qi nesse músculo; com Nei Dan, movimento o Qi pelo corpo pensando em áreas específicas, como as mãos ou os pés e usando a mente para eviá-lo para essas áreas. Seu Qi irá para onde sua mente for.

Finalmente, o Qi Gong ajuda o cérebro. À medidida que envelhecemos, geralmente começamos a esquecer as coisas; mas isso pode ser remediado. Começamos a esquecer porque em geral não respiramos com a profundidade com que respirávamos na juventude, e por isso o cérebro não recebe a quantidade de oxigênio que costumava receber.

Para rejuvenescer o cérebro, envie Qi para a cabeça e faça circular o oxigênio, o sangue e o Qi. Respire lenta e profundamente usando a Respiração Budista. Ao exalar, imagine a energia fluindo para a cabeça. Procure senti-la movimentando-se dentro do cérebro. Desloque-a de um ponto a outro; veja que todos os pontos fiquem banhados de energia.

Além de energizar as energias cerebrais, o Qi Gong desenvolve sua inteligência forçando-o a utilizar mais o cérebro. Você faz isso desenvolvendo os vários sentidos, cultivando a intuição e abrindo a mente para novas possibilidades. O simples ato de aprender alguma coisa nova ajuda a aumentar sua inteligência, porque você está praticando diversas habilidades intelectuais, como memorização, lógica, orientação, percepção, criatividade, comunicação e perspectiva.

Praticando esses exercícios, como também os demais mencionados neste livro, você retarda extraordinariamente o seu processo de envelhecimento.
Pratique Qi Gong meia hora por dia, pelo menos. Os principais exercícios que você deve praticar são os Três Controles, a Respiração Budista e o exercício Wai Dan chamado “Abraçar a Árvore”. Esses exercícios o ajudarão a fazer sua reserva de Qi e também aumentarão a circulação de Qi, o que beneficiará todo seu corpo.

Fonte: Chi Gung, Cura Chinesa, Energia e Magia Natural , pg.207 e 208

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.