Medo e Choque

O medo depaupera o Qi do Rim e faz o Qi descender. O Simple Questions no capítulo 39 diz: “Medo depaupera a essência Jing, bloqueia o aquecer médio (Jiao Médio), que faz o Qi descender para o Aquecedor Inferior (Jiao Inferior).

Na minha opinião, todavia o medo apresenta um efeito diferente nas crianças e adultos. Nas crianças, ele faz o Qi descender causando enurese noturna, sendo muito comum quando a criança sente medo ou tem uma sensação de insegurança decorrente de alguma situação familiar.

Em adultos, todavia, medo e ansiedade crônica frequentemente provocam uma Deficiência do Yin do Rim e aumenta o Vazio-calor dento do Coração, com sensação de calor na face, sudorese noturna, palpitação, boca e garganta secas.

O choque mental suspende o Qi e afeta o Coração e o Rim. Subitamente ele depaupera o Qi do Coração, podendo causar palpitação, dispneia e insônia, sendo frequentemente refletido no pulso, como o assim chamado pulso “movente”, ou seja, pulso curto, levemente escorregadio e rápido, que vibra enquanto pulsa.

O Simple Questions no capítulo 39 diz: “Choque afeta o Coração privando-o da residência, a Mente não tem abrigo nem descanso, de maneira que o Qi se torna caótico”.

O choque também afeta o Rim porque o organismo utiliza a essência Jing deste para suprir a repentina Deficiência do Qi. Por esta razão, o choque pode causar sintomas de sudorese noturna, boca seca, tontura ou zumbido.

Fonte: Giovanni Maciocia, Os Fundamentos da Medicina Chinesa

—————————————–

Não deixe de seguir a gente no facebook:
https://www.facebook.com/MedicinaTradicionalChinesaBrasil

No Instagram:
https://www.instagram.com/mtcbrasil/

No Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC102TaTjvrNjb1VRLzLl_og

Nosso e-mail: contatomtcbrasil@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.