A importância do exame do Pulso

O exame do pulso radial, na Medicina Tradicional Chinesa, desempenha um papel extremamente fundamental para conhecer a localização e a natureza da enfermidade.

Para entender corretamente o que os pulsos nos revelam, antes é necessário compreender profundamente as bases da anatomia, fisiologia energética e as teorias de base da Medicina Tradicional Chinesa.

Pouco adianta procurar sentir através da palpação algo que o intelecto ainda não assimilou mediante completa iconografia do pulso, suas características e o significado subjacente.

Exige muito treino, muita prática e muito estudo. O exame do pulso não anulas as outras formas de diagnóstico que também são extremamente importantes na Medicina Tradicional Chinesa.

A prática pode fornecer informações que não foram obtidas nas outras fases do exame com o paciente e, em geral, permite esclarecer as duvidas restantes. Nem sempre o paciente consegue passar todas as informações e suas queixas numa primeira sessão. Isso é normal, por isso precisa ser feito sempre.

Em algumas das situações o paciente comunica-se mal ou está impossibilitado de comunicar-se, fazendo do pulso a principal fonte de dados para o profissional. Na imagem, dois profissionais de Medicina Chinesa fazem o exame do pulso em uma paciente com Coronavírus (Covid-19) em Wuhan, na província de Hubei, na China. (Foto do site Xinhua).

O exame do pulso é tão importante, revelador e difícil que deveríamos palpar os pulsos ao invés de apertar-nos as mãos”. (Hu HSin Shan)

3 comentários em “A importância do exame do Pulso

  • 28/03/2020 em 08:52
    Permalink

    Sensacional!!
    Acredito muito nessa forma de diagnóstico; preciso avançar nessa técnica.

    Resposta
    • 30/03/2020 em 10:05
      Permalink

      Olá, Rubens. Tudo bem? Obrigado por acompanhar o nosso site. Com certeza é uma excelente e extremamente importante forma de diagnóstico da Medicina Chinesa. Logo-logo você vai estar praticando. Cuide-se por aí. Grande abraço.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.