Os Oito Imortais Chineses

Na china conta-se uma lenda que existiram oito guerreiros imortais de extremo poder e habilidade. Estes misteriosos sábios dedicavam seu tempo na prática da meditação, combinando as técnicas mais antigas de Kai Men e Chi Kung obtendo habilidades extraordinárias e ultrapassando os limites humanos.

Em Tokugawa no Densetsu, ninguém sabe como estes sábios se tornaram imortais, mas com o tempo gasto na meditação e aperfeiçoamento do corpo, mente e espírito eles tornaram-se peritos no Kung Fu e desenvolveram técnicas muito avançadas.

Cada um dos imortais peregrinou pela Ásia desenvolvendo suas técnicas e se aprofundando no conhecimento do universo. Dentro deste grupo seleto de oito grandes mestres, também havia uma monja, muito hábil em técnicas de perna e não somente ela, mas cada um dos grandes imortais possuía um estilo próprio de arte marcial especial.

Diz à lenda que eventualmente estes imortais se encontravam para compartilharem entre si os segredos que absorveram em suas peregrinações e num destes encontros eles decidiram que era a hora de unificarem seus conhecimentos e técnicas numa única arte marcial.

Cada imortal contribuiu com o que tinha de mais efetivo e poderoso em seu próprio estilo. Assim sendo, depois de um longo período o novo e poderoso estilo de Kung Fu foi criado embora os próprios imortais achassem que seria impossível que alunos comuns conseguissem dominar seus movimentos que exigiam muita disciplina física e mental de seus praticantes.

Este estilo foi batizado de Zui Quan e foi levado aos mestres do Templo Shaolin para ser ensinado aos alunos mais avançados e dedicados. O Estilo Zui Quan exige um poder interno para dominar perfeitamente o equilíbrio e se destaca pela habilidade de enganar o inimigo, utilizando o desequilíbrio, giros, saltos, esquivas e acrobacias.

As técnicas dos oito imortais são utilizadas com energia interna desde o Tan Tien, força da cintura, quadris e ombros. A finalidade deste estilo é manter o corpo em bom estado fisicamente, transformando e armazenando energia Chi. Sua prática leva a mudanças físicas salutares nos órgãos internos e glândulas endócrinas, incrementando o fluxo de hormônios, fortalecendo o sistema imunológico e por consequência a saúde como um todo.

Com a destruição do Templo Shaolin, alguns monges que escaparam, esconderam-se em aldeias e para evitar serem reconhecidos trocavam seus nomes e se vestiam como mendigos. Em cada aldeia, deixavam ensinamentos, que eram melhorados e adaptados aos costumes e estruturas físicas dos aldeões.

Com o passar do tempo, este estilo Zui Quan ficou conhecido como O estilo do mestre bêbado, ou Punhos embriagados. Não se sabe se realmente a ideia original dos oito imortais era criar um estilo de luta embriagado, mas na ausência de uma resposta, até a lenda vem sendo mudada com o passar dos anos chegando a ser chamada de a lenda dos oito bêbados imortais.

Independente do paradeiro dos imortais, o seu legado esta entre nós: Zui Quan a arte do mestre bêbado.  Por tanto tome cuidado quando for importunar algum bêbado por aí, pois nunca se sabe quando encontraremos um verdadeiro mestre de Zui Quan, afinal, muitos mestres do estilo se tornaram alcóolatras para aperfeiçoarem cada vez mais seu estilo tão precioso.

Cao Guojiu:

Era filho de um comandante militar e irmão da Imperatriz Cao Hou, da Dinastia Song. “Guojiu” era um título semi-oficial dado aos irmãos da Imperatriz.

As lendas sobre Cao Guojiu contam que ele alcançou a imortalidade da seguinte forma. Ele tinha um irmão mais novo que era famoso pelos caminhos distorcidos que tomara, acabando por se tornar um assassino. Repleto de vergonha e nojo, Cao Guojiu decidiu abandonar sua posição e sua riqueza e retirar-se para as montanhas, aonde viveria a vida de um sennin(eremita), um eremita e estudioso dos ensinamentos do Tao.  Abandonou a corte e seus bens materiais, tornando-se um peregrino.  Alcançou a iluminação durante suas andanças.

Certo dia, quando já vivia nas montanhas, recluso do mundo, Cao Guojiu recebeu a ilustre visita de outros dois Imortais, companheiros seus do mesmo grupo, Lu Dongbin e Zhongli Quan, que lhe ensinaram as técnicas para alcançar a perfeição. Poucos dias após o recebimento dessas instruções, Cao Guojiu tornou-se um Imortal.

Aparência e poderes – Patrono dos atores, Cao é representado com uma tábua de jade capaz de purificar o ambiente em uma mão e um par de castanholas na outra.

He Xiangu:

Única representante feminina dentre eles, He Xiangu viveu durante a Dinastia Tang e passou sua vida como eremita nas montanhas.

Filha de Ho T’ai, a menina nasceu em Tsengcheng, na província de Guangdong. Seu nascimento fora um acontecimento surpreendente, pois a pequena menina já possuía seis longas mechas de cabelo no topo da sua cabeça. Aos 14 anos, ela teve um sonho com seus espíritos guias, que a instruíram comer mica em pó a fim de transformar o seu corpo para que este jamais perecesse. Ela seguiu a instrução e fez o voto de jamais se casar. Com o tempo, sua necessidade de alimento gradativamente cessou, até o dia em que ela deixou de se alimentar completamente.

Suas atividades rotineiras consistiam em passear pelas montanhas, colhendo frutas e ervas para sua mãe. Esta dizia que He Xiangu locomovia-se com tanta leveza e graciosidade que parecia estar voando.

Outra lenda diz que a menina perdeu-se na floresta certo dia, e foi ameaçada por um espírito maligno, mas Lu Dongbin, outro integrante do grupo dos Oito Imortais, apareceu de repente e a salvou. Ele deu para He Xiangu um de seus pêssegos, que a transformou em Imortal.

Aparência e poderes – Leva um instrumento de sopro chamado sheng e uma flor de lótus que melhora a saúde mental e física dos devotos. Tem um pássaro no ombro.

Zhongli Quan:

Zhongli Quan é o mais antigo dos Oito Imortais. Enquanto Lu Dongbin é muitas vezes considerado o líder informal do grupo, na verdade, é Zhonli Quan o líder oficial, tendo sido ele a levar o primeiro a alcançar a imortalidade.

Conta-se que, no momento do nascimento de Zhongli Quan, raios brilhantes de luz encheram a sala. Como um recém-nascido, ele não proferiu um único som; não riu e não chorou até seu sétimo dia de vida. Neste dia, com apenas uma semana de vida, pôs-se de pé e disse: “Meus pés já percorreram o Palácio Púrpura dos Imortais. Meu nome está gravado na capital do Imperador de Jade”.

Apesar de suas precoces potencialidades espirituais, Zhongli seguiu o exemplo de seu pai e se tornou um oficial da corte da Dinastia Han, tornando-se logo general, tendo participado de várias campanhas para proteger as fronteiras do país. Durante uma de suas missões, seu exército foi derrotado e ele foi forçado a fugir.

Sozinho e perdido no vale de uma montanha congelada, ele achava que sua morte era iminente. Foi quando, para sua surpresa, surgiu um velho à sua frente que lhe deu direções para encontrar a residência de um eremita. Após a sua chegada, e vendo o potencial espiritual de seu hóspede, o anfitrião concordou em instruir Zhongli na alquimia, na filosofia taoísta e nas práticas mágicas. A partir de então, Zhongli tornou-se inteiramente dedicado às missões de aprimoramento pessoal e perfeição moral.

Aparência e poderes – É sempre representado sem vestes na parte do tronco. Carrega um leque mágico cujos ventos trazem os mortos de volta à vida e transformam pedras em ouro e prata.

Lan Caihe:

Lan Caihe é considerado por muitos o mais misterioso dentre os Oito Imortais do taoísmo. Isso porque por vezes ele é retratado como um velho, outras vezes, como uma jovem, e ainda como um menino. Mas isso nós veremos mais adiante.

Quando ainda vivia entre a gente comum, este Imortal era conhecido por usar calças compridas e casacos grossos no verão, e camisas finas no inverno. Andava com um de seus pés descalço, enquanto o outro estava sempre calçado. Lan Caihe tinha o hábito de dormir na neve durante o inverno. E, quando ele (ou ela) fazia isso, um fluxo de nuvens se levantava do calor de seu corpo imortal.

As histórias sobre a sua ascensão contam que, um dia, Lan Caihe estava bebendo vinho em uma taberna, quando a sala encheu-se dos sons emitidos por uma flauta e um órgão. Em seguida, Lan Caihe subiu aos céus montado nas costas de um grou. Então, ele deixou cair seu único sapato, seu cinto, suas vestes, suas castanholas, e lentamente foi sumindo de vista.

Como mencionado logo no início deste artigo, Lan Caihe é retratado ora como um velho, ora como uma jovem, ora como um menino. Isso faz com que seu gênero seja desconhecido.

Muitos autores são da opinião que He Xian Gu não poderia ser considerada a única mulher do grupo dos Oito Imortais por causa disso.

Aparência e poderes – Anda com um pé descalço e carrega uma cesta cheia de flores. Exímio(a) cantor(a), suas letras preveem o futuro. Deixa moedas por onde passa.

Lu Dongbin:

Lu Dongbin é o mais famoso dentre os Oito Imortais Taoístas. Às vezes costuma ser retratado como seu líder, talvez porque ele também aparece em várias histórias como sendo aquele que conduziu os outros Imortais à longevidade. É o patrono dos malabaristas e dos mágicos, embora seja conhecido também por ser conquistador e propenso a crises de embriaguez.

Como é digno de um Imortal, a vida de Lu Dongbin encheu-se de eventos auspiciosos desde muito cedo. No momento de seu nascimento, o quarto no qual veio a este mundo foi preenchido por uma fragrância maravilhosa, e uma sublime e linda melodia tomou conta do ambiente. Um grou branco desceu dos céus, voou em direção à sua mãe, e desapareceu dentro de seu útero. Depois disso, Lu Dongbin nasceu. Quando era criança, ele era excepcionalmente inteligente e podia decorar facilmente e recitar os clássicos de Confúcio.

A vida deste Imortal, no entanto, não foi isenta de dificuldades. Nascido em uma família de oficiais da corte, por duas vezes ele tentou passar por um exame para o serviço imperial, mas não conseguiu. Mas, condizente com a sua natureza, Lu Dongbin transformou essa falha em um de seus maiores dons. A história dessa transformação ficou conhecida como “O Sonho do Milho Amarelo”

Conta-se que, uma noite, Lu Dongbin adormeceu enquanto seu milho amarelo cozinhava em uma hospedaria. Ele sonhou que fez o exame imperial e se superou, sendo premiado com um cargo de prestígio, tendo se casado com a filha de uma próspera família, e tendo ele próprio um casal de filhos. Sonhou ainda que foi promovido diversas vezes, alcançando por fim o cargo de primeiro-ministro. Entretanto, seu sucesso atraiu a inveja dos outros, e ele foi acusado de cometer crimes que o fizeram perder seu cargo. Sua esposa o traiu; seus filhos foram mortos por bandidos, e ele perdeu toda sua riqueza. A morte, então, o alcançou. Vagando pelas ruas, próximo a expirar, Lu Dongbin acordou.

Embora no sonho tivessem se passado dezoito anos, o sonho levou somente o tempo de seu milho cozinhar. Os personagens de seu sonho foram, na verdade, criados por Zhongli Quan, seu futuro mestre e outro membro do grupo dos Imortais Taoístas, a fim de fazê-lo perceber que não se deve colocar muita importância em alcançar a glória e o sucesso transitórios. Por causa disso, o Imortal decidiu seguir Zhongli Quan e aprender o caminho do Ta

Aparência e poderes – Carrega uma espada nas costas que é usada para afugentar os maus espíritos. Outra marca registrada são suas roupas de professor.

Li Tieguai:

Li Tieguai (Muleta de ferro) é o mais velho dentre os membros do grupo dos Oito Imortais taoísta. Patrono dos feridos e dos doentes, este Imortal estudou com Lao Tsé por quarenta anos, passando longos períodos sem comida e sem dormir com o objetivo de focar unicamente na prática da meditação.

Antes de se tornar um Imortal, contam as histórias que Tieguai Li era um homem muito bonito. Certo dia, durante sua preparação para realizar uma viagem espiritual, ele instruiu seu aprendiz, Li Ching, a vigiar o seu corpo enquanto ele estivesse fora e a esperá-lo por sete dias. Caso não voltasse no prazo combinado, ele deveria cremá-lo.

No sexto dia, o seu aprendiz recebeu a notícia de que sua mãe estava doente e pedia pelo seu retorno para cuidar dela. Por causa disso, o aprendiz cremou o corpo do Imortal um dia antes do que diziam as instruções originalmente recebidas. No dia seguinte, quando Li de fato retornou, seu corpo não se encontrava mais no local aonde havia deixado. Procurando por uma alternativa, o Imortal encontrou o corpo de um mendigo, que havia sido aleijado e que recém havia morrido de fome, passando a habitá-lo. Assim, o Imortal recebeu o nome de Teiguai (muleta de ferro), tendo a aparência de um mendigo coxo e levando sempre consigo as suas muletas de ferro.

Aparência e poderes – Carrega um recipiente cheio de remédios milagrosos e anda sempre com uma muleta de ferro. Pode se manifestar como um mendigo no mundo físico.

Han Xiang Zi:

Era um estudante do confucionismo por influência de seu tio, Han Yu, um político importante da dinastia Tang. Zi tornou-se discípulo taoista de Lu Dongbin (outro dos Imortais) e converteu o tio com um pequeno milagre: despejou litros e litros de vinho dentro de um recipiente minúsculo sem que ele enchesse. A história de como Han Xiang Zi  tornou-se Imortal é menos glamorosa do que a de seus companheiros de grupo: certo dia, o Filósofo caiu de um pessegueiro. Com a queda, seu corpo morreu, mas, naquele instante, ele alcançou o status de um sennin.

Aparência e poderes – Considerado patrono dos flautistas, Zi nunca larga sua flauta mágica, cujo som enche seus devotos de saúde e vitalidade.

Zhang Guo Lao:

O mais excêntrico dos Oito Imortais é Zhang Guo Lao. Conhecido por Sábio Zhang Guo Lao, este imortal era um grande mestre na arte da alquimia chinesa e no qigong, havendo um estilo de kung fu dedicado à sua memória.

Ele foi uma figura real e histórica. Viveu em Zhongtiao Shan, na Província de Heng durante a Dinastia Tang. Ele era famoso por ter se aprofundado nos segredos da longevidade e por suas infusões de ervas, que tinham altos poderes de cura.

Ele costumava perambular em cima de um burro que, quando não estava montado, ele encolhia como se fosse uma folha de papel, dobrava-o e guardava-o consigo. Quando queria reconstituir o burro ao seu tamanho normal, ele o ungia com saliva.

Era conhecido também por ser muito divertido, tornando-se invisível ao beber água de pétalas de flores venenosas, capturando passados em pleno voo, e murchando flores simplesmente por apontar para elas.

Aparência e poderes – O alegre velhinho sempre cavalga uma mula (às vezes, montado ao contrário).

Segundo o Feng Shui taoista, uma estátua de Zhang na casa de um parente com idade avançada traz longevidade.

FONTE:

Lai, T. C., The Eight Immortals (Swindon Book Co., 1972)

Shaolin Brasil e Wikipedia

——————————————————————

Nesse link você confere os outros Meridianos Principais e Pontos Extras:
https://medicinachinesabr.com.br/guiadepontos/

Não deixe de seguir a gente no facebook:
https://www.facebook.com/MedicinaTradicionalChinesaBrasil

No Instagram:
https://www.instagram.com/mtcbrasil/

No Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC102TaTjvrNjb1VRLzLl_og

Nosso e-mail: contatomtcbrasil@gmail.com

E você pode conferir nossas últimas leituras cadastradas. Bons estudos!

VG4 – Mingmen – O Portão da Vida:
https://medicinachinesabr.com.br/oportaodavida/

Cefaleia – Preocupação e trabalho:
https://medicinachinesabr.com.br/cefaleiapreocupacao/

Sun Simiao e sua importância para a Medicina:
https://medicinachinesabr.com.br/sunsimiaoesuaimportancia/

Auriculoterapia Chinesa – Relação com o Zang Fu:
https://medicinachinesabr.com.br/relacaoauriculo/

O Silêncio Inexistente:
https://medicinachinesabr.com.br/osilencioinexistente/

Links importantes para profissionais de saúde:
https://medicinachinesabr.com.br/linksimportantes/

Pulmão – Ministro e Chanceler:
https://medicinachinesabr.com.br/pulmaoministroechanceler/

Quem foi Lao Tsé?
https://medicinachinesabr.com.br/quemfoilaotse/

VG20 – Baihui – Reunião dos Cem Yang:
https://medicinachinesabr.com.br/reuiniaodoscemyang/

A Lição do Bambu Chinês:
https://medicinachinesabr.com.br/bambuchines/

Medo e Choque na visão da Medicina Tradicional Chinesa:
https://medicinachinesabr.com.br/medoechoquemtc/

A melancolia e a ansiedade podem lesionar o Coração:
https://medicinachinesabr.com.br/amelancoliaeansiedade/

A observação da Língua na Medicina Tradicional Chinesa:
https://medicinachinesabr.com.br/observacaodalingua/

A Importância do Pulso na Medicina Tradicional Chinesa:
https://medicinachinesabr.com.br/oexamedopulso/

Shen – Medicina Tradicional Chinesa – O Esplendor da Vida:
https://medicinachinesabr.com.br/shenoesplendordavida/

Maos Frias – Sintomas e Sinais:
https://medicinachinesabr.com.br/shenoesplendordavida/

Mingmen – Portão da Vida:
https://medicinachinesabr.com.br/portaodavida/

Sonhos na Visão da Medicina Tradicional Chinesa:
https://medicinachinesabr.com.br/sonhosnamtc/

Preocupação na Visão da Medicina Tradicional Chinesa:
https://medicinachinesabr.com.br/preocupacaomtc/

A Raiva seca o sangue e dissipa o Hun – Medicina Tradicional Chinesa:
https://medicinachinesabr.com.br/araivadissipaohun/

O Mecanismo da Menstruação na Medicina Tradicional Chinesa:
https://medicinachinesabr.com.br/menstruacaomecanismo/

A Tristeza dissolve o Qi do Pulmão – Medicina Tradicional Chinesa:
https://medicinachinesabr.com.br/tristezadissolveoqi/

Qi Gong – Como aumentar sua reserva de energia?:
https://medicinachinesabr.com.br/energiaqigong/

Terapia de Transformar a mente e o espírito – Su Wen, capítulo 13 – Medicina Tradicional Chinesa:
https://medicinachinesabr.com.br/suwen13/

Governar o Qi e a respiração – Medicina Tradicional Chinesa:
https://medicinachinesabr.com.br/governaroqi/

Quem foi o Dr. Heo Im?
https://medicinachinesabr.com.br/quemfoiheoim/

Cinco Elementos/Movimentos e Constituição – Medicina Tradicional Chinesa:
https://medicinachinesabr.com.br/cincoelementoseconstituicao/

Pastilhas Stiper:
https://medicinachinesabr.com.br/pastilhastiper/

Review do Manual de Acupuntura: Direto ao Ponto da Editora Zen:
https://medicinachinesabr.com.br/reviewdomanualdeacupuntura/

Live Up To Your Name – Série de Acupuntura Coreana da Netflix:
https://medicinachinesabr.com.br/liveuptoyourname/

Pontos de acupuntura para equilibrar as energias do alto/baixo, do Yin e Yang:
https://medicinachinesabr.com.br/pontosaltoebaixo/





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.