Suores Noturnos – Menopausa na Medicina Tradicional Chinesa

O mecanismo de suores noturnos é exatamente o mesmo das ondas de calor, mas com um ligeiro desvio. O Qi da Superfície do corpo, chamado de Wei ou Qi Defensivo, é o principal apsecto Yang do Qi. Ele se move rapidamente, é agressivo, e controla a transpiração. Durante o dia, ele permanece na superfície do corpo. À noite, ele é recolhido para dentro do núcleo do corpo para aquecer e proteger os órgãos. Seja devido a uma razão normal ou patológica, quando este Qi se move rapidamente para a superfície do corpo com o calor aumentando, os Fluidos do Corpo na pele (transpiração) movem-se com ele.

Transpiração, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, é um Fluido puro. Não é uma descarga de alguma coisa suja, fétida ou desnecessária. Enquanto a transpiração normal com exercício ou em tempo quente for normal, seu excesso, incontrolado, ou perda ocorrida numa hora inconveniente não é considerada saudável. Especialmente quando o corpo estiver descansado e não exercitado, nenhum suor deveria aparecer. Suores noturnos são sintomas clássicos do que é chamado de Deficiência de Calor no Yin ou Fogo.

Como o Yin domina ou refere-se às horas noturnas e à escuridão, se o Yin estiver fraco, sintomas destra fraqueza são todos de maior relevância durante este período. É especialmente durante a noite que o Yin deve fazer o seu trabalho de dominação e envolvimento do Yang, incluindo o Qi do Wei. Se o Yin for deficiente, ele não pode segurar e envolver o Yang e o Qi do Wei ou Yang do Wei transborda para a superfície trazendo com ele novamente fluídos do corpo na forma de suor. Isto ocorre porque o Qi do Yang que mobiliza e transporta os fluidos. Quando o Yin e o Yang estiverem em equilíbrio relativo, os suores noturnos não ocorrem.

Fonte: Menopausa Saudável na Medicina Tradicional Chinesa, Honora Lee Wolfe.

————

Inscreva-se no nosso Curso Online de Atualização: Acupuntura e Florais para Menopausa com a Dra. Renata Fuga.

Será dia 28/05, sexta-feira, das 19h às 21h, ao vivo no zoom.

E se você não puder assistir ao vivo, enviamos depois por e-mail: acesso vitalício.

Investimento de R$59,00 no link: https://www.sympla.com.br/curso-online—acupuntura-e-florais-para-menopausa__1196397


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.