A Tristeza dissolve o Qi do Pulmão

No Su Wen, capítulo 39 diz: quando há tristeza, o Qi desaparece. A tristeza basicamente afeta os órgão dos Elementos Metal e Fogo. A palavra pesar (you) é usada para designar a emoção associada ao Elemento Metal, mas não designa a expressão ativa de pesar, conforme as pessoas às vezes pensam. Aí é a palavra chinesa que transmite os lamentos e os gemidos os qui fazem parte do comportamento normal durante o período de luto na China ou o lamento fúnebre (gemer e se lamentar dolorosamente) o qual as pessoas as vezes expressam quando alguém próximo morreu. Bei é mais bem descrito como tristeza ou melancolia.

Muitos pacientes trazem um tristeza dentro de si e podem ser descritos como “com o Coração partido”. Seus espíritos ficam esmagados à medida que são assaltados por sentimentos de resignação em virtude de desapontamentos por relações passadas, ambições não conquistadas ou pela incapacidade de viver de acordo com seus sonhos e ideais da juventude.

Esse estado é amiúde de uma decorrente de uma combinação de frustração, afetando basicamente o Elemento Madeira, e bei suprimindo a vitalidade dos Elementos Fogo e Metal.

A semelhança entre bei, tristeza e bu le, falta de alegria é notável em geral difícil para os Terapeutas diagnosticarem se a tristeza de uma pessoa está centrada principalmente nos Elementos Fogo e Metal. É ncessário buscar outros critérios diagnósticos como cor, som e odor.

O antídoto para a tristeza e para os sentimentos de resignação é reacender um sentido de desejo para a vida, de forma que, independente de quantos desapontamentos os pacientes possam ter sofrido no passado, possam perceber que a vida é preciosa. As pessoas precisam manter a esperança de que vão novamente viver a vida com intensidade e realização.

Fonte: Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos, pg.32, 33.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.