Pulmão – Ministro e Chanceler
A localização de um Órgão é coerente com a sua função. O Pulmão fica na parte superior do corpo, próximo ao Coração. Do ponto de vista funcional, o Pulmão começa nos alvéolos. Estando na parte superior do corpo, o Pulmão se conecta mais com o Céu do que com a Terra.
As noções de ministro e chanceler sugerem uma hierarquia. Se o coração é o soberano, então o Pulmão é o ministro do soberano. O ministro (Pulmão), conversa com o soberano (Coração), recebe instruções e as cumpre. Há uma imagem, nesse caso, da proximidade entre o batimento do coração e o ritmo da respiração. Embora o Coração tenha um cargo de hierarquia mais alta, os dois são interdependentes.
No Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo, Su Wen, capítulo 8 diz: “O Pulmão tem o cargo de ministro e chanceler. A regulação da rede que dá vida se origina dele”.
O que seria de um soberano sem oficiais que cumprissem as ordens? O que seria de um oficial como um ministro e um chanceler que não tivesse nenhuma instrução para realizar? A interdependência é óbvia quando consideramos que o Coração controla o sangue e o Pulmão controla o Qi, duas das substâncias principais que constituem uma pessoa.
Fonte: Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos.
Vamos deixar dois vídeos de indicação do Professor Guilherme Nogueira sobre o Pulmão e Medicina Tradicional Chinesa:
E nesse link, falamos da importância das práticas corporais para conservar e aumentar a sua energia: https://medicinachinesabr.com.br/energiaqigong/
—————————-
Não deixe de seguir a gente no facebook:
https://www.facebook.com/MedicinaTradicionalChinesaBrasil
No Instagram:
https://www.instagram.com/mtcbrasil/
No Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC102TaTjvrNjb1VRLzLl_og
Nosso e-mail: contatomtcbrasil@gmail.com